Crescer em qualquer carreira DEPENDE de diversos fatores. É isso que nos fizeram e nos fazem acreditar até hoje. Numa primeira análise podemos enxergar isso como FATORES dentro de um jogo de necessidades e oportunismo. A empresa oferece R$ 2.000,00 de salário, mas exige inglês fluente (na verdade algumas colocam intermediário nos anúncios de vagas). E esse jogo não proporciona a possibilidade de ambos vencerem, pois somente o oportunismo vencerá qualquer batalha nesse sentido.
Os profissionais que atuam com DEPARTAMENTO PESSOAL estão mais do que inseridos nesse sistema oportunista e, como tento ser sempre justo, acredito que possa existir o desconhecimento por parte de muitas empresas em relação ao quanto esses profissionais precisam dedicar tempo, dinheiro e energia para não deixar que a empresa pague uma multa, por exemplo. Não é possível exigir que um profissional faça todos os processos do DP de 50 empresas a troco de um salário de R$ 1.800,00 por mês. Isso é oportunismo e não falta de recursos, pois 50 clientes pagando gera uma receita considerável. Por mais que existam esses anseios sobre a profissão, ainda AMO a área trabalhista. E tenho certeza de que muitos profissionais ainda estejam na área realmente por amor.
Aos que se intitulam empresários, por favor, faça um curso rápido de DP. E não precisa ser na minha instituição, pode ser em qualquer outra deste país. Mas vou te passar um breve resumo do que precisamos estudar: CLT, jurisprudências, instruções normativas, portarias, obrigações acessórias, eSocial etc. Ufa! É muito conhecimento para fechar uma folha corretamente sem fazer com que vocês não paguem nada a maior e de forma incorreta. Tenho absoluta certeza que sua visão mudará completamente sobre o DP.
Observe como o nosso crescimento na área trabalhista DEPENDE de diversos fatores. Depende da nossa dedicação para aprendermos sempre e das empresas acreditarem cada vez mais no nosso trabalho. E nem estou falando de reconhecimento, estou falando sobre ACREDITAR que realmente trabalhar no DP exige muito dos profissionais.
O departamento pessoal é mais ESTRATÉGICO do que se imagina!
Continuarei estudando sempre.
Prof. André Azevedo.
Cargos "iguais" com salários diferentes. É possível?
Prêmios na folha de pagamento - Tem incidências ou não de INSS, FGTS e IRRF?
Compensação – Salário Maternidade
É obrigatório "bater ponto" no horário de almoço ou janta (intrajornada)?
Olá!
O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.